Compostagem - Parte I - O que é Compostagem?

A compostagem é a arte de transformar o lixo em adubo orgânico, através de diversos processos e materiais que fornecem as condições adequadas aos microorganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas.

Utilizam-se restos de comida da cozinha, esterco de gado, folhas, folhas e galhos diversos, disponibilizados por capas para ser logo reviradas dia a dia. Se o clima for muito úmido, é necessário colocar ao ar livre para receber um pouco de sol.

No clima muito seco, é preciso molhar para se obter o equilíbrio que se manifesta pela presença ou ausência de insetos atraídos pelo cheiro, entre eles as moscas. Para evitar isto é colocada uma cobertura de palha de capim já passado que inibe a saída de mau cheiro, controla a temperatura em seu interior e ajuda a manter longe as visitas de moscas.

O composto possui nutrientes minerais tais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre que são assimilados em maior quantidade pelas raízes além de ferro, zinco, cobre, manganês, boro e outros que são absorvidos em quantidades menores e, por isto, denominados de micronutrientes. Quanto mais diversificados os materiais com os quais o composto é feito, maior será a variedade de nutrientes que poderá suprir.

Os nutrientes do composto, ao contrário do que ocorre com os adubos sintéticos, são liberados lentamente. Fornecendo composto às plantas é permitir que elas retirem os nutrientes de que precisam de acordo com as suas necessidades ao longo de um tempo maior do que teriam para aproveitar um adubo sintético e altamente solúvel, que é arrastado pelas águas das chuvas.

Outra importante contribuição do composto é que ele melhora a "saúde" do solo. A matéria orgânica compostada se liga às partículas (areia, limo e argila), formando pequenos grânulos que ajudam na retenção e drenagem da água e melhoram a aeração. Além disso, a presença de matéria orgânica no solo aumenta o número de minhocas, insetos e microorganismos desejáveis, o que reduz a incidência de doenças de plantas.

Preparar o composto de forma correta significa proporcionar aos organismos responsáveis pela degradação, condições favoráveis de desenvolvimento e reprodução, ou seja, a pilha de composto deve possuir resíduos orgânicos, umidade e oxigênio em condições adequadas.



Continue lendo sobre tema em Compostagem - Parte II